Decor, Diversos

AS QUERIDINHAS!

11 set 14

Na decoração elas estão presentes, muitas vezes como peça-chave!
Selecionei algumas poltronas e cadeiras queridinhas no mundo do design pra vocês:

1- Criação dos brasileiros Leonardo Lattavo e Pedro Moog, a Pantosh é uma das criações mais famosas da dupla e leva esse nome porque nasceu da fusão de dois ícones: a cadeira Panton e a poltrona Willow. É feita com um compensado de madeira de 25 mm de espessura e pesa 11 kg. Sou muito fã dessa cadeira que foi inspirada na cultura e miscigenação brasileira. ANO: 2011.

2- Na década de 1940, Charles e Ray Eames desenvolveram a cadeira DKR. Perceberam que poderiam moldar formas orgânicas que se adaptavam à forma do corpo. A base cromada no formato de uma torre faz com que o ambiente não fique sobrecarregado. Encontramos diversas cores para criar um ambiente cheio de estilo.

3- Foi desenhada em 1956 pelo arquiteto americano Charles Eames e sua esposa Ray Eames, é conhecida como “Poltrona Charles Eames”, é sem duvida um ícone dos objetos de design. É muito comercializada e desejada até hoje.

4- Criada pelo designer Phillipe Starck em 2004, a cadeira Mademoiselle é fabricada pela marca Kartell e pode ser encontrada em mais de uma forma: em policarbonato ou em madeira, e o assento revestido em couro ecológico ou em tecidos exclusivos de grifes como Dolce & Gabanna, Missoni, Burberry, Valentino entre outros. FOFA!

5- Desenvolvida por Eero Saarinen em 1955, a cadeira Tulipa tem uma base em alumínio fundido com cobertura de plástico e o assento, com ou sem braço, é de fibra de vidro moldada com uma almofadinha de espuma.

6-  Foi nomeada também de Tulipa, porém foi criada por Pierre Paulin em 1965 e possui um design diferenciado e alegre.

7- Já viram essa cadeira transparente por aí? Ela é a Louis Ghost. Foi criada a 12 anos atrás pelo designer francês Philippe Starck. Foram mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas em todo mundo. Fica linda em uma penteadeira espelhada! ;)

8- Verner Panton se tornou uma referência no design pela plasticidade de suas obras e pela extravagância nas formas e cores de suas criações. Em 1967 foi lançada a Panton, um ícone do design feita de plástico modular. Não há separação entre o assento, a estrutura de apoio e o espaldar. Todas as suas medidas foram estudadas para que o corpo humano se encaixe perfeitamente. LINDA!

9-  B32 é um modelo de cadeira desenhada pelo húngaro Marcel Breuer entre os anos de 1928 e 1931. Marcel Breuer é um arquiteto e fez parte da primeira geração de alunos formados pela Bauhaus, escola vanguardista de arquitetura e design da Alemanha do início do século XX. A cadeira foi produzida com estrutura de aço tubular cromado, assento e encosto em palhinha. Hoje em dia foram reproduzidas várias cadeiras de palhinha. SUCESSO!

10- A Egg Chair é um dos ícones do design clássico de Bauhaus. Arne Jacobsen a projeto em 1958. A base é em alumínio fundido polido. O eixo é fabricado para comportar a poltrona que ainda é giratória. A base quatro pés é também conhecida como pés galinha. A estrutura interna do assento é feita em fibra de vidro. A espumas são cortadas no formato da poltrona e fixadas na fibra.

11- A famosa Cadeira Barcelona foi originalmente criada para a realeza espanhola, o Rei Alfonso XIII. A história diz que Mies Van der Rohe incluiu as cadeiras em seu projeto para oferecer ao Rei e a sua esposa Ena, a possibilidade de um descanso confortável em uma bela peça de mobiliário.

12- Com carinha de antiga e industrial, a Tolix conquistou vários fãs. Xavier Pauchard vivia na França e, junto com o seu pai e o seu avô, trabalhava fazendo telhados de zinco. Em 1907, Pauchard descobriu  a galvanização e daí desenvolveu várias peças inclusive para área externa.

13- Em homenagem a Sérgio Rodrigues, designer brasileiro que fez história desde 1950 e faleceu recentemente (01-09-2014), anexei duas de suas criações que eu adoro. A poltrona Diz (2001) possui estrutura em madeira maciça, assento e encosto em compensado moldado em dupla curvatura folheado em madeira de lei. Na foto ambiente da arquiteta Estela Netto para Casa Cor BH 2013.

14- Uma de suas peças mais conhecidas é a poltrona Mole (1957), com madeira jacarandá e estofamento em couro, vencedora de prêmios da área do design e exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. Sucesso até hoje.

Espero que tenham gostado!

Me siga nas redes sociais e fique ligado nas novidades do design:
Instagram
Facebook
Pinterest
Twitter

Beijos,

Thaíssa...
Comente pelo Facebook
0 Comentários
Deixe seu Comentário
*Não será divulgado