Projetos

Ar condicionado: Janela e Split, diferenças e vantagens

08 dez 14

Na hora de escolher o ar condicionado sempre aparece a dúvida: Janela ou Split? A maioria das pessoas acabam influenciadas pelos vendedores ou pelo preço dos aparelhos, mas é muito importante conhecer a forma de funcionamento, instalação e desempenho de cada um. Só assim teremos mais segurança para fazer bom investimento e garantir economia, conforto e maior qualidade de vida para o lar.

Um dos principais fatores a levar em consideração quando falamos do tipo de ar condicionado, é a necessidade específica de cada ambiente. Os espaços possuem número de portas e janelas diferentes, recebem maior ou menor incidência de calor e podem abrigar poucas ou muitas pessoas. Então para escolher entre Janela e Split, primeiro você deve estudar o ambiente e se preciso, conte com a ajuda de um técnico.

Ar condicionado de Janela

É o modelo mais compacto de ar condicionado. Isso porque todas as funções do aparelho se encontram em uma única peça (evaporadora e condensadora) que é instalada diretamente no ambiente a ser climatizado. A instalação costuma ser fácil, porém, é preciso abrir espaço na parede para encaixá-lo. Ele é indicado para residências próprias, justamente pelo tipo de instalação e também para edifícios antigos. Adequado para ambientes pequenos e médios.

Vantagens: menor preço do mercado; instalação fácil e simples; alguns modelos são acompanhados por controle remoto; manutenção mais barata; admite ciclos quente e frio; a capacidade varia entre 7000 BTU/h e 30000 BTU/h.

Ar condicionado Split

O ar Split recebe esse nome pelo significado em inglês “separado”. A evaporadora e condensadora do ar condicionado são duas peças separadas e instaladas em locais diferentes. A evaporadora fica do lado de dentro do ambiente para direcionar o ar e a condensadora, parte responsável pelo tratamento do ar, é instalada do lado de fora. O Split também é indicado para ambientes pequenos e médios.

Vantagens: menor nível de ruído, devido a condensadora instalada do lado de fora; é mais econômico; admite Tecnologia Inverter; a capacidade varia entre 7000 e 30000 BTU/h; permite ciclo quente e frio; pode acompanhar controle remoto.

Outra coisa que pode influenciar é a decoração do espaço, o Split tem design mais moderno e elegante para compor o ambiente, mas apesar disso e de admitir tecnologias que geram muitos benefícios para o consumidor, o ar Janela ainda é muito utilizado. Cabe decidir o que é melhor para cada ambiente e cada bolso.

Fonte: PoloAr

Até mais,

Thaíssa...
Comente pelo Facebook
0 Comentários
Deixe seu Comentário
*Não será divulgado